EXPOSIÇÃO 

2019 / 2020

Investigação poética sobre a artificialidade das imagens publicitárias e o fetiche da mercadoria. Nesta exposição são realizadas intervenções em imagens de catálogos de moda. A ação consiste em questionar a artificialidade das imagens publicitárias, substituindo a composição asséptica e pasteurizada, própria dessas imagens comerciais, por paisagens oníricas. Pedaços pequenos da propaganda são deixados amostra como forma de evidenciar as camadas constitutivas da composição pictórica. Nas telas em pequenos formatos, a materialidade da tinta e as colagens com papéis provocam subversões dos padrões de luxo, beleza e consumo das bases fotográficas oriundas da publicidade.  

A CIDADE COMO GALERIA 

map.jpg

ARTISTA GALERIA

ARTISTA GALERIA

Em 2019 o Artista Galeria sai pelas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro,  inspirado na ideia do “Homem-Banda”, os artistas musicais que vão para o centro urbano se apresentar tocando vários instrumentos sozinho, muitas vezes sendo também o vendedor de seu disco.

O trabalho “O corpo é a obra” de Antonio Manuel, a obra de arte passa a ser o corpo do próprio artista,  que ficou exposto nu como uma estátua em  vernissage, trabalho apresentado e recusado em 1970  no 19º Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro também

“Parangolés” de Hélio Oiticica, obra de 1967, uma obra que surgiu apartir da experiência que Hélio Oiticica teve com a  comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, é o  trabalho é a experiência que realizada com a mescla da músicas. A obra que tira a passividade do público, é um convite a interação

Video performace do Artista Galeria no centro do Rio de Janeiro, 2019 

O Artista Galeria vem  discutir  a ilusão que os artistas , especialmente os  recém-chegados,  nutrem,  de que teriam suas carreiras resolvidas se conseguissem chamar a atenção de um marchand ou de uma galeria. Discute o cubo branco  (o espaço neutro, branco, com pouca interferência, com a iluminação adequada,  ventilação, o chão neutro)  transformando o espaço expositivo e fazendo do corpo sua galeria, fazendo do artista o montador, o gestor, o vendedor e muitas vezes o próprio curador de sua  arte, levando seu trabalho e indo ao encontro do público, que não precisa mais se deslocar, ir até um espaço destinado à exibição da produção artística. Faz o artista e a arte integrarem-se e o trabalho tem como pano de fundo a paisagem da cidade, como os grafites espalhado pelos muros, interagindo com prédios históricos, o Artista Galeria interage  com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com  Praça Cinelândia e com o Metrô. O artista galeria também se insere no entendimento da arte urbana: abstrai-se do conceito de tempo e espaço, desenvolvendo e caminhado no centros urbanos.

Este projeto vem ganhar potência através de uso da midia locativa - termo cunhado em 2003 por Karlis Kalnins, conjunto de tecnologia e de método de informação. O Artista Galeria em sua performance carrega impresso em uma de suas placas um  QR Code que direciona para o site Artista Galeria

COLETIVA E PERFORMACE

WhatsApp Image 2020-02-05 at 17.20.06.jp
trajeto_Prancheta 1.jpg

O Artista Galeria participou da coletiva "Assim se conta essa história" curadoria de Jozias Benedicto e Isabel Sanson Portella que aconteceu no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto no período de 13/02 até 29/03/2020 . O trabalho que tem natureza transmídia conectou a face performace com a face virtual, com o público na galeria através de uma transmissão ao vivo no Instagram que foi exibida no dispositivo tablet fixado na parede devidamente emoldurado. O Artista Pedro Castello Mandarino saiu de um ponto no Jardim Botânico e seguiu até a galeria Sérgio Porto onde se encontrou com o público que acompanhava a transmissão ao vivo.

Performace  na abertura da Exposição "Assim se conta essa história"

NO CARNAVAL 

WhatsApp Image 2020-03-03 at 14.05.43 (1
WhatsApp Image 2020-03-03 at 14.05.42.jp

A passagem pelo carnaval foi muito samba, encontro, hashtags e novas conexões. A gatunagem carioca interrompeu a programação, artista galeria foi furtado durante o bloco Carmelitas, mas segue bem e tranquilo. 

Performace nos blocos Suvaco do Cristo, Carmelitas e Céu na Terra 2020

Performace no bloco Suvaco do Cristo,2020